Jantarte

Um evento cultural gastronômico.

9/08/2008

Homenagem ao meu pai

Como esse blog é feito de homenagens gastronômicas essa vai para o meu pai.

O melhor tabule do mundo era meu pai quem fazia. Aliás vários pratos meu pai mandava bem como ninguém! Agora que ele não está mais por aqui, eu vivo tentando imitar as comidas que ele fazia.

Não deu tempo de perguntar sobre aqueles truques de cozinha...mas vou me virando, sem meu paizinho querido e sem a supervisão dele no fogão.

Meu pai teve um restaurante árabe há muito tempo. Ficava na alameda Lorena e chamava-se Sfiha Voadora, foi pioneiro em delivery nos Jardins.

E ninguém melhor do que ele pra coordenar uma cozinha e nunca vou picar todos os ingredientes tão uniformemente e lindos como ele fazia!

Essa receita de tabule é bem incrementada, por isso sirva a saladona árabe com uns pães sírios e antepastos que a festa tá pronta! Essa de colocar o grão de bico foi uma grande sacada!

Tabule

Meio pacote de trigo para kibe
1 tomate grande sem semente e picado
1 cebolona picada
1 maço de salsa cebolinha picada
1 pepino picado em cubinhos
150gr de grão de bico cozido
1/2 pé de alface crespa picada
1/2 maço de hortelã (só as folhinhas, eu tiro os cabinhos pq acho q atrapalha na hora de comer)

Deixar o trigo de molho por 30 minutos.
Seguinte gente: o trigo não tem que nadar na água por horas não, basta uns 30 minutos e só mesmo. Você vai ver como fica mais tenro sem ensopar.

Depois é só misturar os demais ingredientes lavados (óbvio) e picadinhos e adicionar o grão de bico, que é o toque especial.

Basta temperar e servir! Tabule é pra servir fresquinho nada de guardar ou 'fazer antes'.

Tempero indicado: sal, azeite, limão e uma boa pitada daquele tempero sírio em pó que vende em vidrinho.

Essa receita foi postada para participar do sorteio do livro Nigella Express, do blog Homem na Cozinha.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu tenho muitas saudades da cozinha da minha avo...
Acho que nunca mais vou comer as coisas da mesma forma que ela fazia.
Esta era uma das tantas receitas que ela fazia... e por mais que eu tente, não vou poder cozinhar como ela, nem vou conhecer algum delivery de comida em jardins que seja assim de gostoso...

1:16 PM  

Postar um comentário

<< Home